- 30 de set. de 2017
Meditação para o XXVI Domingo Comum - Ano A
A Palavra de Deus deste Domingo recorda-nos que nossa relação com o Senhor não é algo estático, congelado, adquirido uma vez por todas. Ninguém pode dizer que é completamente convertido, que possui uma amizade permanente com o Senhor, amizade que é garantida para sempre e não poderia jamais ser perdida. Não! Não é assim!
Nossa relação com o Senhor é um caminho, caminho dinâmico, que vai se configurando na nossa vida, crescendo ou diminuindo, aprofundando-se ou morrendo, conf
- 25 de set. de 2017
Um Reino, uma vinha, um salário...
“O Reino do Céus é semelhante ao pai de família que saiu de manhã cedo para contratar trabalhadores para a sua vinha...” Tornou a sair pela hora terceira, pela hora sexta e pela hora nona... E até pela undécima hora, a última hora da jornada de trabalho... (cf. Mt 20,1-6)
O pai de família é o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que madruga na madrugada da história, que madruga na aurora da nossa vida para nos chamar para a Sua vinha, para o Seu Reino!
Como ser feliz for
- 24 de set. de 2017
Um palavra sobre o Brasil, militares e civis
Nesta semana, nosso País viu uma discussão totalmente descabida, que pensávamos nunca mais ver: a possibilidade de um golpe militar para resolver a grave crise nacional pela qual estamos atravessando. Foi como se velhos fantasmas já exorcizados, por um momento, rondassem os nossos céus...
Amigos brasileiros, o único caminho para se construir um País forte e saudável é a democracia. Qualquer outro, desemboca numa ditadura que, para se manter, vai censurar, torturar e, fatalme
- 23 de set. de 2017
Meditação para o XXV Domingo Comum - Ano A
Tomemos como norte de nossa meditação da Palavra que o Senhor nos dirige neste Domingo a leitura primeira desta Liturgia sagrada, retirada da profecia de Isaías. O profeta convida-nos, dirigi-nos um apelo para que busquemos o Senhor, o invoquemos, voltemos para Ele.
Eis aqui, caríssimos, um grito tão necessário nesses tempos do homem cheio de si, preocupado consigo, embriagado pelos seus próprios feitos e tão confiado em suas próprias idéias! O profeta grita-nos, quase que n
- 17 de set. de 2017
Bendito seja Jesus!
“É verdade que Cristo foi crucificado, em razão da Sua fraqueza, mas está vivo, pelo Poder de Deus.
Nós também somos fracos Nele, mas com Ele viveremos, pelo Poder de Deus para convosco” (2Cor 13,4). Palavra misteriosa, comovente! Cristo foi crucificado em razão de Sua fraqueza.
Se não Se tivesse feito homem, não poderia ser crucificado: não teria saudade, não sentiria solidão, não experimentaria a angústia nem a privação nem o tremendo medo da morte. Não faria experiência
- 16 de set. de 2017
Meditação para o XXIV Domingo Comum - Ano A
Caríssimos, no Evangelho ouvimos a parábola do devedor implacável. Recordemos que estamos terminando o capítulo 18 de São Mateus, no qual Jesus trata da vida da Igreja, a Comunidade dos Seus discípulos.
No Domingo passado, o nosso Salvador bendito nos mandava corrigir o caso o irmão nos fizesse o mal. Corrigir para salvar, corrigir para dar o perdão.
Hoje, Pedro pergunta quantas vezes se deve dar o perdão a quem nos fez mal na Comunidade. Jesus responde: Perdoa sempre! Mas,
- 9 de set. de 2017
Meditação para o XXIII Domingo Comum - Ano A
Nossa meditação da Palavra do Senhor neste Domingo pode ser desenvolvida em cinco afirmações. Ei-las:
(1) Cristo está presente na Sua Igreja; jamais a deixará, “pois onde dois ou três estiverem reunidos em Meu Nome, Eu estou aí, no meio deles”.
Caríssimos, quantas vezes tal afirmação foi distorcida como se bastasse que uns quatro gatos pingados se reunissem com a Bíblia, interpretando-a a seu bel-prazer, e aí estaria Jesus... Nada disso! O sentido é exatamente o contrário.