Please reload

Posts Recentes

Is 53,10-11

Sl 32

Hb 4,14-16

Mc 10,35-45

Comecemos observando o Evangelho.

Notemos como os dois irmãos, Tiago e João, se dirigem a Jesus: “Queremos que faç...

Homilia para o XXIX Domingo Comum - Ano B

October 23, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Vinde e vereis!

January 25, 2010

"Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: 'O que estais procurando?' Eles disseram: 'Rabi, onde moras?' Jesus respondeu: 'Vinde e vereis!' Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele" (Jo 1,38-39).


Ainda hoje tantos correm para Jesus: uns se dizem cristãos, outros, simples admiradores do Rabi de Nazaré... Fala-se tanto e tanto de Jesus: falam os meios de comunicação, muita vez vulgarizando e banalizando; falam os teólogos, às vezes de modo frio e abstrato e teórico; falam e o instrumentalizam as seitas, fazendo dele um objeto utilitário no sentido mais degradante do capitalismo de consumo...

Quem pode, de verdade, conhecer Jesus? Observemos o Evangelho: traz pistas preciosas! Para começar, aqueles dois procuravam de verdade: seguiam Jesus, procuravam colocar seus passos nos passos de Jesus. "Que estais procurando?" - pergunta o Senhor. Aqueles lá não procuravam cura, milagre, resolução fácil de problema difícil... Eles queriam encontrar Jesus; basta! "Mestre, onde moras?" Em outras palavras: "Mestre, desejamos conhecer-te, participar de tua intimidade, de tua vida!" E Jesus: "Vinde e vereis!"

Eis: é preciso ir com Jesus para poder ver de verdade. Não se conhece Jesus como uma teoria, como um personagem da história passada, como um abstrato teorema da teologia. Pode-se ter doutorado em cristologia e não se conhecer Jesus! É preciso ir, ficar com Jesus, permanecer com ele... Aí, sim, veremos, experimentaremos, conheceremos de verdade o Senhor. Mas, como ir para ver? Como permanecer?

Vai e vê, vai e permanece quem reza, quem frequenta as Escrituras Sagradas, quem entra em comunhão com o Senhor na liturgia, sobretudo na Eucaristia celebrada e vivida na Igreja, ambiente no qual o Cristo vivo e vivificante se revela na potência do seu Santo Espírito. Vê o Senhor e com ele permanece quem arrisca a própria vida na obediência à sua Palavra, mesmo quando tal Palavra é dura e difícil, quando ela nos acusa e desmascara...

Eis, pois, o convite do Senhor nesta perícope: "Vinde e vereis!" Basta de cristãos teóricos, frios, aburguesados no comodismo! Basta de um cristianismo que deseja estar de bem com o mundo! De coração, de corpo, de mente, de sentimento, de modo de viver saiamos de nós e veremos o Senhor!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags