Please reload

Posts Recentes

Is 53,10-11

Sl 32

Hb 4,14-16

Mc 10,35-45

Comecemos observando o Evangelho.

Notemos como os dois irmãos, Tiago e João, se dirigem a Jesus: “Queremos que faç...

Homilia para o XXIX Domingo Comum - Ano B

October 23, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Caminhar na esperança de uma Pátria melhor

March 17, 2010

Hb 11,1-2.8-19


Este texto da Epístola aos Hebreus é um sério convite à esperança vigilante. Esta nasce da fé. É a fé que nos faz possuir aquilo que ainda esperamos, uma posse no claro-escuro deste mundo, mas uma posse real.

É parte da dinâmica de quem caminha com o Senhor essa sensação de já possuir como primícias aquilo que foi prometido e, por outro lado, sentir como que escapando, como que sempre mais além aquilo que já experimentamos... Por isso o crente é um peregrino que vive de esperança em esperança, caminhando ante o Deus da Promessa, o Deus que nos espera sempre mais adiante.

Esta dinâmica é toda contrária ao mundo atual, que se compraz em ter e em reter, em controlar, medir, prever e calcular tudo. Ora, com Deus não é assim, não funciona assim. Deus é gratuidade, Deus não nos dá outra garantia além dele mesmo! Qualquer outra garantia, menos que ele, seria indigna dele!

É comovente ver como nossos pais peregrinaram na fé, colocando a segurança somente em Deus. E o texto diz, de modo comovente: “Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. Os que assim falam demonstram que estão buscando uma pátria, e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá”. Eis de que raça somos, de que antepassados vimos: aquelas que peregrinam na fé, de esperança em esperança, colocando em Deus sua única segurança. Também nós, estamos buscando uma Pátria, também nós vivemos neste mundo como estrangeiros e peregrinos – e esta sensação irá se tornando cada vez mais forte, à medida em que nossa sociedade vai se paganizando...

Mas, não temamos: o Senhor é nosso Futuro, é nossa Certeza, é nossa Herança. E quando a dúvida nos assaltar, basta que olhemos a sua fidelidade indefectível, manifestada na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags