Please reload

Posts Recentes

Is 53,10-11

Sl 32

Hb 4,14-16

Mc 10,35-45

Comecemos observando o Evangelho.

Notemos como os dois irmãos, Tiago e João, se dirigem a Jesus: “Queremos que faç...

Homilia para o XXIX Domingo Comum - Ano B

October 23, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Vivência da Quaresma

March 4, 2017

Caro Amigo, para que vivamos bem a santa Quaresma é necessário prepará-la bem!

O sagrado tempo quaresmal rememora liturgicamente o caminho do povo de Israel no deserto rumo à Terra Prometida: este é profecia, figura da Igreja, novo Povo de Deus, que caminha no deserto deste mundo, rumo à Pátria celeste, plenitude do Reino.

No deserto, Israel foi tentado, como a Igreja neste mundo e cada um de nós, seus filhos e membros! É preciso, pois, combater: pessoal e eclesialmente, combater nossos demônios interiores e exteriores, que se manifestam sobretudo nos nossos vícios ( = maus hábitos).

Assim, desde agora, proponho-lhe planejar a santa Quaresma escolhendo diante do Cristo nosso Deus algumas práticas para vivenciá-las fielmente. Ei-las:

Oração: (você deve aumentar sua oração nos dias quaresmais: pode ser acrescentar um salmo por dia ao que você já reza, pode ser rezar o saltério completo até o final da Quaresma, pode ser a oração da via-sacra diariamente, sobretudo às quartas e sextas...)

Penitência: (trata-se de penitência na comida: tira-se algo durante todos os dias quaresmais, até o Sábado Santo, exceto aos domingos, nos quais nunca se faz penitência!)

Esmola: (deve-se abrir o coração para os demais: mudando-se o relacionamento com os próximos, perdoando, aconselhando, ajudando, visitando prisioneiros, doentes, anciãos solitários, creches, dando generosamente esmolas, ajudando realmente a pessoas em situações tristes e dolorosas)

Lectio divina: (deve-se ler um livro inteiro das Escrituras. O ideal seria o Êxodo, ou os Números ou o Deuteronômio; pode-se também ler um dos evangelhos por inteiro: neste ano, de preferência, o Evangelho segundo Mateus).

Vício a combater: (é imprescindível escolher um vício - mau hábito - que oprima nosso coração e nos impeça de ser de Cristo com a liberdade e totalidade necessárias e combatê-lo firmemente neste tempo: observar como esse vício semanifesta, fugir das ocasiões, procurar evitá-lo firmemente)

É isto! Faça sua ficha quaresmal e planeje-se... Tantos estão se planejando para pecar, para a maldade, para os excessos... Planeje-se para o Senhor! Que nada nem ninguém, que nenhum canto de sereia, que nenhuma desculpa esfarrapada, que nenhum cristianismo sem fibra nem apelo à conversão verdadeira, afaste você do Cristo Jesus! Vive bem a Quaresma deste ano da graça de 2017!
Assim lhe diz, assim lhe previne o Senho, o Santo, o Verdadeiro: "No tempo favorável, Eu te ouvi. E no Dia da salvação, vim em teu auxílio! Eis agora o tempo favorável por excelência! Eis agora o Dia da salvação!" (2Cor 6,2)

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags