A Palavra de Deus: o Livro da Sabedoria...

"A Sabedoria é um Espírito amigo dos homens, não deixa impune o blasfemo por seus propósitos; porque Deus é a testemunha dos seus rins, perscruta seu coração segundo a verdade e ouve o que diz a sua língua" (Sb 1,6).

Na Escritura Sagrada, no Livro da Sabedoria, aparecem a Sabedoria e o Espírito. Os cristãos, relendo esta Palavra de Deus à luz do Cristo Jesus, discernem na Sabedoria ora o Verbo eterno que Se fez carne, ora o Espírito Criador, que o Cristo derramou sobre nós.

Neste versículo 6, poder-se-ia compreender a Sabedoria como sendo o Espírito Santo de Deus ou como o Verbo, cheio do Espírito, doador do Espírito, que Dele procede vindo do Pai como Sua fonte última.

Em todo caso, é da ação do Espírito que o versículo fala: Ele é Amigo dos Homens! Título belíssimo: Filantropo! Nossos Irmãos do Oriente muitas vezes referem-se assim ao Cristo: Amigo dos Homens!

Deus ama a humanidade, Deus criou o homem à Sua imagem, criou-o para a comunhão com Ele, criou-o para que ele traga em si a bendita imagem do Cristo morto e ressuscitado, o Homem perfeito, o modelo, critério e medida de cada homem! (cf. Ef 4,13-15) Para nós, cristãos, que é o homem? O ser criado através de Cristo e para Cristo, o ser que somente será ele mesmo à medida que traz em si a imagem bendita do Cristo Jesus! Para nós, cristãos, qual o critério, a medida do homem? Quem diz o que é verdadeiramente humano ou não, o que é normal ou não, o que é correto ou não, o que é lícito ou não, o que é ético e moral ou não, o que é bem ou mal? Eis a resposta: o Cristo Jesus! Ele é a Medida, o