Please reload

Posts Recentes

Is 53,10-11

Sl 32

Hb 4,14-16

Mc 10,35-45

Comecemos observando o Evangelho.

Notemos como os dois irmãos, Tiago e João, se dirigem a Jesus: “Queremos que faç...

Homilia para o XXIX Domingo Comum - Ano B

October 23, 2018

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Meditação 11 | Retiro Quaresmal - “São estas as palavras...”

February 26, 2018

Reze o Salmo 119/118,81-88
Agora, leia com piedade e um coração que escuta na fé o belíssimo Dt 8

1. Releia os vv. 2-6.15-16... Recorde as provas da sua vida, seus momentos de desamparo, de escuridão, quando se sentiu abandonado, solitário, e nada lhe parecia fazer sentido... Nessas provas, você foi fiel ao Senhor ou não? Confiou Nele? Entregou-Lhe a sua vida? O que você tinha no seu coração: Confiança no Senhor? Descrença? Rebeldia? Murmuração? Entrega filial? Recorde! Peça perdão pelas infidelidades e titubeios; agradeça a esperança e a fé que manteve... 
Reze Eclo 2,1-18/1-22! “Reconhece no teu coração que o Senhor te educava! Vale a pena ler Jt 8,25ss; Hb 12,5ss... Reze! Peça ao Senhor um coração capaz de compreender e acolher Sua santa vontade! Com a coragem que provém da fé, diga ao Senhor: “Por tudo o que fizeres de mim eu Te dou graças! Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que a Tua vontade seja feita em mim!”

2. O Eterno prova Israel no deserto para que ele aprenda a colocar somente no seu Deus o fundamento da sua existência. A grande ânsia do homem é viver e garantir a sua própria vida do seu modo, com suas próprias forças, de modo que a grande mentira que nos atrai e nos ilude é a autossuficiência de pensar que a vida é nossa e podemos mantê-la por nós mesmos, sendo felizes do nosso modo! Eis a mentira, a ilusão: O homem vive somente de pão! Pão, aqui, é tudo quanto sustenta a nossa vida: amigos, saúde, boa fama, dinheiro, posses, amores, amizades, juventude... Tudo isto é pão; e, ainda que estas coisas tenham importância de valor, a nossa vida, o sentido da nossa existência, o repouso do nosso coração não está nelas! A grande verdade, que nos liberta e faz a vida ser vivida na perspectiva do Infinito é bem outra: O homem vive da Palavra que sai da boca de Deus! É o Senhor Deus, Sua vontade, Seus preceitos, Sua amizade, que realmente dá Vida à vida do homem! Viver de verdade, viver autenticamente, viver uma existência que tenha sentido e seja semente de Eternidade, é viver em Deus!
Pense bem: Como você vive? Sob qual lógica: coloca a vida no pão ou na Palavra de Deus?

3. “Fica atento a ti mesmo, para que não esqueças o Senhor teu Deus!’ (vv. 11-14. 17-20). É impressionante como, constantemente, o Deuteronômio nos manda ficar atentos a nós mesmos! Examinarmo-nos, sondar nossos afetos, desejos, prioridades; conhecermo-nos e saber para onde pende o nosso coração! E tudo isto para não deixarmos Deus de lado, para não esquecê-Lo, caindo na ilusão do orgulho, da autossuficiência, da idolatria, da morte! (cf. vv. 19s). O antídoto para esta situação de miséria é sempre o mesmo: recordar o Senhor, Seu amor, Suas obras, Sua fidelidade, Sua santa vontade (cf. v. 18)!

4. Reze Lm 1. Todo este primeiro capítulo das Lamentações mostra bem as terríveis consequências da infidelidade ao Senhor Deus! Nunca esqueça: o que aconteceu com o Povo da Antiga Aliança, pode acontecer conosco e até com a Igreja: uma vida destroçada e à deriva devido ao esquecimento de Deus, único Sentido da nossa existência!
Ainda uma sugestão: releia pausadamente, de preferência, balbuciando, todo este capítulo! É o Senhor lhe falando por meio de Moisés, Seu servo! “Ouve, ó Israel!”

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga
Please reload

Procurar por tags